segunda-feira, 23 de maio de 2011

PARTE III - Caro Quase Ex-Primeiro Ministro Excelentíssimo Senhor “Engenheiro” José Sócrates

Há quanto tempo não falava consigo! Pelo que vejo continua igual. Não mudou nada! Nadinha! “Nicles batatóides”. Que alegria! Está mais magro até. Porreiro pá!
Aviso já, que desta vez não estou zangada consigo. Estou BRUTA consigo! E portanto vou-me deixar de grandes rodeios e vou direita ao assunto. Acompanhei os seus debates com muita atenção! Até já tive de tomar um "guronsan", só por causa da ressaca que me deram!
Oh Senhor Engenheiro, porque é que insiste em sacudir a água do seu capote, se o senhor está que até parece as Cataratas do Niágara? Não está cansado? Gabo-lhe essa persistência. A sério!!
Vamos agora fazer aqui mais uma viagem no tempo só para ver se lhe reavivo essa memoria curtinha, curtinha! E também para organizar as minhas ideias!
Vou fazer esta cena muito resumidamente, ou melhor, rápido e conciso porque é disso que o povo gosta, e já não vê há buéréré!
A oposição deu uma ajudinha nas suas ambições e cedeu nalgumas medidas. Resumindo, aprovou 3 PEC’s que deveriam resolver os problemas do país, mas que, como é do conhecimento de todos, nos conduziu a uma situação económica gravíssima. O senhor orgulha-se de tudo o que fez, mas não deve ter visto os resultados do jogo! Ou melhor, viu, sabe, mas tem uma cara de pau incrível.
Eu vou-lhe dar uma breve noção de liderança. Porque no fundo tudo se resume ao facto do Senhor ser um péssimo líder. A liderança de qualquer coisa implica responsabilidade, “dar a cara”, definir uma estratégia e assumi-la. Quer as coisas corram bem, quer corram mal. Assim que começou a errar deveria assumir o seu erro. 3 PEC’s são 3 oportunidades que lhe deram a si e ao seu governo. Mesmo sem o Senhor pedir desculpa uma única vez, quando tomou decisões erradas ao longo do seu mandato. A humildade é uma qualidade, chega mesmo a ser um dom, que define o carácter das pessoas. E a liderança é precisamente a junção entre carácter e humildade. E também estratégia e organização claro! E não! Elas não andam em separado, muito menos neste caso. E se por alguma razão se separem, o carácter e a humildade são a última coisa a perder. No seu caso: Estratégia a mais, carácter, neste momento, não lhe reconheço algum!
E é isto que me entristece e me deixa tão desiludida consigo. Fez e continua a fazer politica para o seu umbigo. Nós não lhe pagamos nem para isso, nem para errar e muito menos para não ser um líder com carácter. É este o seu trabalho, é este o seu pelouro, é para isto que lhe pagamos e foi para isto que alguns portugueses o elegeram. Para liderar um país com carácter, com humildade.
É que errar, todos erramos. Faz parte da condição de ser humano. Errar 3 vezes consecutivas, ter três oportunidades? Estava à espera de quê quando o 4º PEC foi chumbado na assembleia? Aqui não se faz caridade Senhor Primeiro Ministro. Não neste caso! Estamos a falar da vida de muita gente, de muitas famílias, jovens, velhinhos, etc. Estamos a falar da imagem de um país perante o mundo que neste momento está denegrida pela sua falta de humildade. Pelo menos eu penso assim.

Para terminar, e para ver se nos entendemos de uma vez por todas, quero dizer-lhe o seguinte:
Concordo consigo quando diz que não é fácil governar um país com uma crise internacional tão grande. Esta crise existe e inevitavelmente afecta-nos a todos. Isso é certo! Agora, eu não posso ficar a olhar para si, com cara de parva, quando se tenta descartar de uma culpa pela qual deveria dar a cara, pois o seu cargo trata-se disso mesmo, dar a cara pelos erros que o senhor e o seu governo cometeram nestes anos todos e não enxotá-la para cima dos outros. Porque quem sofreu mais com esta crise de que o Senhor tanto fala, não foi o Senhor Engenheiro, fomos nós, os portugueses onde o senhor vem esvaziar bolsos mas faz de conta que não! Os reformados, os 700000 desempregados, a geração à rasca, a função pública e por aí fora!
Por isso deixe-se de ladainhas. Estamos fartos das “guerrazinhas” de partidos, da disputa de egos, “de a minha horta é melhor que a tua”....FARTOS!
Eu quero que o Senhor Engenheiro admita de uma vez por todas os seus erros, que se responsabilize por eles e que não ignore os portugueses. Eu não quero ser governada por uma classe politica que disputa egos entre “supostos lideres” de partidos. Eu quero é que falem para mim. Melhor dizendo, o Senhor Primeiro Ministro trabalha para mim. É a mim e a todos os portugueses que lhe pagam que deve satisfações dos seus actos como líder do governo do MEU país! Quero que responda às minhas perguntas, porque até agora não o vi responder a nenhuma pergunta que lhe tenha sido feita, como o porquê da taxa elevadíssima de desemprego, os consecutivos aumentos de impostos, entre muitas outras. O Senhor Engenheiro insiste em tentar afundar quem está à sua volta. Tudo isto por causa dessa velha mania de que só ganha matando o inimigo! Que chatice!

E para acabar dirijo-lhe a si também, as palavras que o Doutor Paulo Portas dirigiu a Pedro Passos Coelho no debate, mas que a si é que lhe assentam mesmo bem:

“As maiorias absolutas obtêm-se naturalmente porque o povo as quer dar, normalmente quando se pedem não se obtêm” e mais “ Não é possível absolver um ministro que leva a dívida pública a 170 mil milhões de euros”.

Posto isto, eu espero mesmo que os portugueses, em consciência, não ousem votar em si! Já teve a sua oportunidade e repare bem nos estragos que fez e que estão bem à vista!

Cumprimentos

Pipa

P.S – Segue um vídeo...espero que goste! Só de sacanagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário