quinta-feira, 24 de março de 2011

Caro Quase Ex-Primeiro Ministro Excelentíssimo Senhor “Engenheiro” José Sócrates


Caro Quase Ex-Primeiro Ministro Excelentíssimo Senhor “Engenheiro” José Sócrates,

Antes de mais peço-lhe desde já as minhas mais sinceras desculpas pelo meu português, ainda não tive tempo de aplicar o acordo ortográfico na minha vida, e fiquei com algumas expressões de calão. Além disso o meu Magalhães tem vírus! Peço-lhe que não me interprete mal.

Escrevo-lhe esta carta para lhe mostrar a minha profunda e imensa gratidão por tudo o que fez por mim, pelo meu país, pela minha família e pelos meus amigos nestes anos em que governou. Realmente é de louvar um homem que, durante todo este tempo e na situação difícil em que se encontra o país, tenha sempre mantido a calma e serenidade a falar com o seu povo. E esse seu sorriso de esperança e confiança em nós, tocou-me imenso. Como é que se diz? Cara de pau não que é feio…no mínimo um pouco irónico e até sarcástico.

Tem graça que tenha nascido em Vilar da Maçada, no conselho de Alijó, isto porque realmente é uma maçada o que lhe está a acontecer. É uma maçada que não o deixem PECar outra vez. E desculpe-me que lhe diga, mas maçada também são os seus discursos. O Senhor já viu a quantidade de vezes que disse a mesma coisa por palavras diferentes e sempre com a mesma cara? E não estou a insultá-lo nem o pretendo fazer, aliás como o Senhor mesmo disse uma vez "O insulto é a arma dos fracos e só fica diminuído quem deseja recorrer ao mesmo." Só quero alertá-lo de que isso é chato, aborrecido e lamentável, principalmente para uma pessoa na sua condição. Ainda por cima, às vezes não se percebe o que quer dizer exactamente. Por exemplo…que raio quer dizer "...não é concordar por discordar, nem discordar por concordar."? Quando ouvi isto não entendi. Isso era uma metáfora ou uma medida de austeridade?

Se não me engano teve 6 anos de mandato no governo, e orgulha-se de ter lutado contra tudo e contra todos para levar o país mais além! Para o modernizar, dinamizar, e outros “ares”…

SCUT só uma coisa, faça-nos o favor a todos e não se recandidate. É só vantagens repare:

- poupa dinheiro na campanha eleitoral;

- evita dizer mentiras e falar de forma redundante. Pode não parecer, mas nós Portugueses gostamos que sejam directos connosco e que digam o que realmente se passa. Principalmente nos dias que correm;

- Já não tem de se preocupar com os “idiotas” que lhe cortaram as pernas e não o deixaram trabalhar. Não lhes ligue.

- Não tem de se preocupar com a “geração à Rasca”, se é que algum dia se preocupou.

- Pode dormir descansado sem ter de inventar novas frases para dizer como: "Há campanhas que podem ser poesia, mas governar é em prosa" (Entrevista à SIC, Setembro de 2009). Não consegui ainda encontrar um fundo lírico em nada do que disse ou fez até hoje. Para ser verdade acho que nem fundo encontrei.

- Já não precisa de correr na maratona…não vale a pena até porque já ganhou. Lembra-se que nos disse que "Sou o primeiro-ministro que mais vezes foi ao Parlamento". Boa! Mas eu compreendo perfeitamente. No seu lugar também lá ia muitas vezes....aquela malta não é de fiar! Nunca se sabe!

- Já não precisa de ser cara em processos criminais “sem fundamento”. E pode falar ao telefone sem mais ninguém estar a ouvir!

- Pode fazer uma licenciatura numa Universidade que realmente exista e concluir o mestrado que não acabou…não queremos empatar mais a sua vida;

- Pode ir dar umas voltinhas até Espanha, eu sei que tem por lá amigos, só não vai de TGV. Vai de avião, o aeroporto não é novo e está sempre cheio, mas não se preocupe que eu tenho a certeza que mal o Senhor entre no aeroporto as pessoas desviam-se e vão fazer um olhar esquisito, mas não é por mal. Até é PECado não se olhar para alguém que foi considerado o sexto homem mais elegante do mundo, mas o que se pode fazer? A nação está cega.

- Pode ir até ao freeport comprar umas t-shirts que estão baratinhas…

- Por último, e talvez o mais importante, vai gerar pelo menos, um novo posto de trabalho, contribuindo assim para acabar com o desemprego. Esta ainda não se tinha lembrado!

Só queria com esta carta mostrar-lhe que existem coisas positivas nesta injustiça que lhe estão a fazer. Não fique triste.

Sem mais assunto.

Cumprimentos.

Pipa

P.S. – Sempre que se levantar, e em qualquer circunstância onde tenha de estar de pé, aperte o botãozinho do casaco…para abanar com o vento tenho as cortinas lá de casa! Ficaria muito agradecida.

11 comentários:

  1. Pipa Adorei....Podes acrescentar na carta que a tua Mãe também lhe agradece por a existência dele ter proporcionado numa miuda da "geração á rasca" ter o sentido critico a inteligencia a formação para pensar como tu!!! Querida Pipa....Teamo!!!!!!!!!!!!!!bjs

    ResponderEliminar
  2. Espectáculo,miúda!!!Muito bem escrito e com muito humor !!!
    Acho que devia pensar em dedicar-se à escrita...tem um jeitão!!
    Bjs
    "Mana"

    ResponderEliminar
  3. Primoroso. Tantas coisas que muitos de nós lhe querem dizer...estão aqui no seu texto.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem Pipa, coragem inteligência, perspicácia,sentido de humor e boa memória são importantes atributos que, ao que parece lhe sobram, mas a maioria dos Portugueses não possui, mais um Deficit.
    Adorei, um exercício de cidadania muito inteligente, há que prosseguir.
    AnaPacheco

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Pipa!! Adorei o exercício de cidadania corajoso, perspicaz, inteligente.A educação, o sentido de humor e a memória são infelizmente virtudes altamente desvalorizadas no nosso país. Mais Deficit.
    Bom saber que alguns ainda conseguem ser criativos e educados, mordazes e verdadeiros sem recorrer à arruaça.
    Deve continuar a escrever e intervir porque o país precisa. É um conforto saber que nem tudo está perdido.
    Bj
    AnaPacheco

    ResponderEliminar
  6. Muito bom Pipa... Obrigada pela partilha... Muito enriquecedora. Continue
    Bjinho
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Adorei Pipa!!! Fantástico a maneira como faz o resumo, sem ofender ninguém, do que foi o governo deste nosso "krido" governante....Muito bom mesmo. Vou ser a primeira a comprar os seus livros quando forem prás banca! Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Boa Filipa. Com educação e humor.
    Sobre a expressão "concordar por discordar", era o que fazíamos com os Brasileiros "caipiras" que vieram para Portugal, nos anos 80.
    Resumindo; eles falavam mto e nós não concordávamos, assim a forma encontrada para os calar era concordar com eles...mas, eles não eram assim tão tolos e reagiam dizendo: " Você concorda pq não me quer ouvir". Mas, nesse tempo o Sr. ainda devia viver em Maçada.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem Pipa, os meus parabéns!

    Cara pipa, veja também já agora esta bela sondagem, já reparou que a amostra é constituída por um total de 805 inquiridos, dos quais 18,1% responderam. Portanto, estamos a falar das intenções de voto de 145 pessoas?

    http://economico.sapo.pt/noticias/sondagem-ps-ultrapassa-psd-a-seis-semanas-das-eleicoes_116489.html

    ResponderEliminar