
Caro Quase Ex-Primeiro Ministro Excelentíssimo Senhor “Engenheiro” José Sócrates,
Antes de mais peço-lhe desde já as minhas mais sinceras desculpas pelo meu português, ainda não tive tempo de aplicar o acordo ortográfico na minha vida, e fiquei com algumas expressões de calão. Além disso o meu Magalhães tem vírus! Peço-lhe que não me interprete mal.
Escrevo-lhe esta carta para lhe mostrar a minha profunda e imensa gratidão por tudo o que fez por mim, pelo meu país, pela minha família e pelos meus amigos nestes anos em que governou. Realmente é de louvar um homem que, durante todo este tempo e na situação difícil em que se encontra o país, tenha sempre mantido a calma e serenidade a falar com o seu povo. E esse seu sorriso de esperança e confiança em nós, tocou-me imenso. Como é que se diz? Cara de pau não que é feio…no mínimo um pouco irónico e até sarcástico.
Tem graça que tenha nascido em Vilar da Maçada, no conselho de Alijó, isto porque realmente é uma maçada o que lhe está a acontecer. É uma maçada que não o deixem PECar outra vez. E desculpe-me que lhe diga, mas maçada também são os seus discursos. O Senhor já viu a quantidade de vezes que disse a mesma coisa por palavras diferentes e sempre com a mesma cara? E não estou a insultá-lo nem o pretendo fazer, aliás como o Senhor mesmo disse uma vez "O insulto é a arma dos fracos e só fica diminuído quem deseja recorrer ao mesmo." Só quero alertá-lo de que isso é chato, aborrecido e lamentável, principalmente para uma pessoa na sua condição. Ainda por cima, às vezes não se percebe o que quer dizer exactamente. Por exemplo…que raio quer dizer "...não é concordar por discordar, nem discordar por concordar."? Quando ouvi isto não entendi. Isso era uma metáfora ou uma medida de austeridade?
Se não me engano teve 6 anos de mandato no governo, e orgulha-se de ter lutado contra tudo e contra todos para levar o país mais além! Para o modernizar, dinamizar, e outros “ares”…
SCUT só uma coisa, faça-nos o favor a todos e não se recandidate. É só vantagens repare:
- poupa dinheiro na campanha eleitoral;
- evita dizer mentiras e falar de forma redundante. Pode não parecer, mas nós Portugueses gostamos que sejam directos connosco e que digam o que realmente se passa. Principalmente nos dias que correm;
- Já não tem de se preocupar com os “idiotas” que lhe cortaram as pernas e não o deixaram trabalhar. Não lhes ligue.
- Não tem de se preocupar com a “geração à Rasca”, se é que algum dia se preocupou.
- Pode dormir descansado sem ter de inventar novas frases para dizer como: "Há campanhas que podem ser poesia, mas governar é em prosa" (Entrevista à SIC, Setembro de 2009). Não consegui ainda encontrar um fundo lírico em nada do que disse ou fez até hoje. Para ser verdade acho que nem fundo encontrei.
- Já não precisa de correr na maratona…não vale a pena até porque já ganhou. Lembra-se que nos disse que "Sou o primeiro-ministro que mais vezes foi ao Parlamento". Boa! Mas eu compreendo perfeitamente. No seu lugar também lá ia muitas vezes....aquela malta não é de fiar! Nunca se sabe!
- Já não precisa de ser cara em processos criminais “sem fundamento”. E pode falar ao telefone sem mais ninguém estar a ouvir!
- Pode fazer uma licenciatura numa Universidade que realmente exista e concluir o mestrado que não acabou…não queremos empatar mais a sua vida;
- Pode ir dar umas voltinhas até Espanha, eu sei que tem por lá amigos, só não vai de TGV. Vai de avião, o aeroporto não é novo e está sempre cheio, mas não se preocupe que eu tenho a certeza que mal o Senhor entre no aeroporto as pessoas desviam-se e vão fazer um olhar esquisito, mas não é por mal. Até é PECado não se olhar para alguém que foi considerado o sexto homem mais elegante do mundo, mas o que se pode fazer? A nação está cega.
- Pode ir até ao freeport comprar umas t-shirts que estão baratinhas…
- Por último, e talvez o mais importante, vai gerar pelo menos, um novo posto de trabalho, contribuindo assim para acabar com o desemprego. Esta ainda não se tinha lembrado!
Só queria com esta carta mostrar-lhe que existem coisas positivas nesta injustiça que lhe estão a fazer. Não fique triste.
Sem mais assunto.
Cumprimentos.
Pipa
P.S. – Sempre que se levantar, e em qualquer circunstância onde tenha de estar de pé, aperte o botãozinho do casaco…para abanar com o vento tenho as cortinas lá de casa! Ficaria muito agradecida.
Pipa Adorei....Podes acrescentar na carta que a tua Mãe também lhe agradece por a existência dele ter proporcionado numa miuda da "geração á rasca" ter o sentido critico a inteligencia a formação para pensar como tu!!! Querida Pipa....Teamo!!!!!!!!!!!!!!bjs
ResponderEliminarEspectáculo,miúda!!!Muito bem escrito e com muito humor !!!
ResponderEliminarAcho que devia pensar em dedicar-se à escrita...tem um jeitão!!
Bjs
"Mana"
Primoroso. Tantas coisas que muitos de nós lhe querem dizer...estão aqui no seu texto.
ResponderEliminarMuito bem Pipa, coragem inteligência, perspicácia,sentido de humor e boa memória são importantes atributos que, ao que parece lhe sobram, mas a maioria dos Portugueses não possui, mais um Deficit.
ResponderEliminarAdorei, um exercício de cidadania muito inteligente, há que prosseguir.
AnaPacheco
Parabéns Pipa!! Adorei o exercício de cidadania corajoso, perspicaz, inteligente.A educação, o sentido de humor e a memória são infelizmente virtudes altamente desvalorizadas no nosso país. Mais Deficit.
ResponderEliminarBom saber que alguns ainda conseguem ser criativos e educados, mordazes e verdadeiros sem recorrer à arruaça.
Deve continuar a escrever e intervir porque o país precisa. É um conforto saber que nem tudo está perdido.
Bj
AnaPacheco
5*****
ResponderEliminarMuito bom Pipa... Obrigada pela partilha... Muito enriquecedora. Continue
ResponderEliminarBjinho
Ana
Adorei Pipa!!! Fantástico a maneira como faz o resumo, sem ofender ninguém, do que foi o governo deste nosso "krido" governante....Muito bom mesmo. Vou ser a primeira a comprar os seus livros quando forem prás banca! Parabéns
ResponderEliminarBoa Filipa. Com educação e humor.
ResponderEliminarSobre a expressão "concordar por discordar", era o que fazíamos com os Brasileiros "caipiras" que vieram para Portugal, nos anos 80.
Resumindo; eles falavam mto e nós não concordávamos, assim a forma encontrada para os calar era concordar com eles...mas, eles não eram assim tão tolos e reagiam dizendo: " Você concorda pq não me quer ouvir". Mas, nesse tempo o Sr. ainda devia viver em Maçada.
PIPES está muito bom! GOSTO DISTO
ResponderEliminarMuito bem Pipa, os meus parabéns!
ResponderEliminarCara pipa, veja também já agora esta bela sondagem, já reparou que a amostra é constituída por um total de 805 inquiridos, dos quais 18,1% responderam. Portanto, estamos a falar das intenções de voto de 145 pessoas?
http://economico.sapo.pt/noticias/sondagem-ps-ultrapassa-psd-a-seis-semanas-das-eleicoes_116489.html