segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

olá! Era só mesmo para agradecer!

Conheço uma pessoa que até hoje não ousei descrever por me faltarem palavras, ou então só pelo facto do pouco que vivi, ainda não me ter dado a conhecer a melhor forma de o fazer.
Dos meus 26 anos de vida, não existiram, e sei que não vão existir, melhores momentos dos que os que já passei e sei que vou passar com esta grande amiga.
Devo dizer desde já que para mim, os amigos (e nos meus amigos é lógico que incluo a minha família), são a melhor e maior graça que se pode ter na vida. É preciso cuidar deles, tratá-los bem, estar por perto mesmo se estiverem longe, e se formos nós a estar longe, devemos tê-los perto de nós. Agradecer todos os dias a Deus a sua existência.
A Bíblia diz-nos, que "Um amigo fiel é uma poderosa protecção: quem o achou descobriu um tesouro.”
Um amigo é um tesouro. Demorei tempo a perceber o que isto queria dizer.
Saint-Exupéry ajudou-me com a sua obra “O Principezinho”. Uma obra que eu gosto de chamar de segunda Bíblia, se me permitem esta pequena “heresia”.
“Tu Tornas-te eternamente responsável pelo que cativas”. Só existe um erro nesta frase, e apenas relativamente à pessoa que me fez escrever isto. A frase deveria dizer: “Tu tornas-te eternamente responsável por quem TE cativa.” E por isso sinto-me responsável por esta pessoa. Uma pessoa que me cativou ainda nem eu sabia que era eu.
Não pensem que estou a fugir ao assunto que me levou a escrever este texto. É que sou só uma miúda e precisava de viver muitos mais anos para falar sobre esta pessoa. Tenham paciência comigo, a pessoa a quem eu me refiro já aturou muito de mim, por isso merece até mais do que eu possa dizer aqui.
Passando ao essencial, e agora sim vou-me aventurar a falar do que é indescritível.
Começo por um inevitável Muito Obrigado!
Quando falamos de amigos devemos começar sempre por agradecer. Agradecer só o dom dessa amizade. Perdemos muito tempo na vida porque não agradecemos e não ousamos dizer a alguém que gostamos dessa pessoa. Mais forte do que dizer que se gosta....dizer que se AMA.
Nos dias que correm mais rapidamente se diz que não se gosta, do que se diz eu Amo-te! É mais fácil apontar o dedo do que abraçar os defeitos e fragilidades de alguém. Quem me conhece sabe, e até me deve achar meia lamechas por vezes, mas a quem eu gosto, digo-o várias vezes. Até porque, sendo eu bem romântica, acredito que a palavra amor não se esgota por excesso...esgota-se por falta de uso verdadeiro. Quando se ama alguém de coração cheio, e se diz Eu amo com verdade e humildade...a palavra amor jamais se esgota. Só pode crescer!
Há mil maneiras de expressar o amor que sentimos por alguém...abraços, beijinhos, flores, chocolates...e por aí fora. Mas a melhor forma é dizê-lo com todo o coração.
Para quem é tudo para mim, para quem o mundo me mostrou, para quem tudo me ensinou, para quem tudo me deu, para quem é o maior exemplo de vida, de humanidade, de genuidade e humildade...para quem também tem defeitos porque até os defeitos cabem na perfeição de alguém...para a mais generosa das pessoas...para quem me conhece melhor que ninguém....para quem me adivinha só com um olhar...para quem tudo eu devo, mas sobretudo para quem sempre me amou e para quem é aquilo que é para mim....no mínimo eu tenho de agradecer...e amar ainda mais. 
Se não a conhecem...têm de a conhecer!
Conheço muita gente...tenho muitos amigos...mas não conheço ninguém como a minha mãe. 
9/1/2014 – Pipa Marçal Grilo

2 comentários:

  1. Minha QUERIDA Pipa
    Estou sem palavras…. e como sabes isso é raro.... Tenho o coração na boca, falo muito, falo demais ...mas desta vez ... Estou sem palavras.... E estou sem palavras porque estou CHEIA de EMOÇÃO.... de Sentimentos, de AMOR, sinto-me uma privilegiada por te ter ao meu lado incondicionalmente, como filha, com companheira de tantas aventuras, como AMIGA!!
    De facto se há "almas gémeas" nós somos! Conseguimos as duas ao longo destes 26 anos,gozar o maior dos sentimentos o AMOR!!! Sou eu que te tenho que agradecer!
    Por TUDO...Pela paz que sempre me deste, pela amizade, pelo teu sorriso, pelas gargalhadas, pela tua obediência, pelas tuas questões, pelos teus desafios, pela tua honestidade, pelas tuas causas, pela tua VERDADE na forma de VIVERES!!!
    Ao ver-te com 26 anos e olhando para trás percebo o quanto me facilitas-te sempre a tarefa… como Mãe…o Mérito foi teu, pois “adivinhas-te” sempre o melhor caminho para a tua vida, de uma forma simples, descomplicada, pura, genuína, a protagonista da tua VIDA ÉS TU… e como MÃE….(um dia entenderás) fizeste com que eu senti-se a realização TOTAL como mulher e Mãe!!! Hoje e todos os dias da minha vida eu agradeço a bênção de te ter ao meu lado!!!
    Sabes melhor que ninguém ter o PRAZER de DAR!! Esse “dom” é teu e vai fazer de ti uma mulher muito feliz! Se Deus quiser hei-de ver os teus filhos crescer a olharem para ti como tu olhas para mim, essa vai ser a minha maior alegria e a tua MAIOR RECOMPENSA ..por seres quem és!!
    Olho para ti, “sinto-te” a cada minuto da minha vida como a luz dos meus olhos….
    É engraçado como também eu tanto quis expressar todos estes meus sentimentos sem nunca o ter conseguindo… e mais uma vez és tu que “abres” com toda a simplicidade o caminho para que eu te possa agradecer a QUERIDA FILHA … que ÉS!!!
    Vês Pipa, como sou eu que devo agradecer????? ÉS SEMPRE A PIONEIRA …. Nesta “coisa” do DAR….. Sabemos muito bem que DAR nos faz MUITO FELIZES!!!!
    Obrigado minha QUERIDA por me fazeres tão FELIZ!!

    ResponderEliminar
  2. Pipa não a conheço ....mas conheço a sua mãe......a Senhora que tem a sorte de ter por mãe....forte e frágil ao mesmo tempo......honesta e frontal .....e mordaz como eu adoro .....sempre de gargalhada pronta......de uma generosidade que já não há por aí ao acaso......e como me faltam já os adjectivos e já a estou a ver de olho azul lindo arregalado a ler estas linhas só para terminar........Que BOM é conhecer a sua Mãe ..!!!!!!!bjos
    Ana Oliveira

    ResponderEliminar