quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

relembrando a VOLTA A PORTUGAL...

Gostava de partilhar com todos, 4 dias da minha vida!! Existe muita coisa que a maioria não vai entender...só memos quem lá esteve!!

Há um ano atrás a Maria Minas e a Leo Lucena desafiaram-me para um projecto que se chamou "Volta a Portugal" e eu lá fui....
Este projecto consistia em diferentes coisas entre elas conhecer algumas terrinhas portuguesas, estar com as pessoas, rezar, parar, sorrir...


Durou 3 dias!!de 29 de Dezembro a 1 de Janeiro!!
Depois de tudo preparado e com as voltinhas bem definidas...mochilas às costas e lá fomos.
Quem participou, se bem se lembra o nosso lema era "Ser martelo do Senhor para pregar às Alpedrinhas da calçada"!!!=)


Passamos por Castelo Branco onde almoçamos no próprio do castelo.

De seguida apanhámos o comboio para Alpedrinha onde eu e o Francisco Vasconcelos fomos dar uma volta pela Aldeia (acho que era aldeia???) e conhecemos o JM e o JF dois rapazinhos talvez com os seus 11 anos que nos fizeram uma visita guiada por Alpedrinha...e acabámos a beber uma ginginha (cheia de mosquitos....mas que soube mesmo bem não foi Francisco??).
De Alpedrinha fomos para a Guarda onde fomos muito bem recebidos pela Caritas, mas note-se que estava um frio de rachar.....!!!Dormimos na Guarda, mas antes de dormirmos preparamos o dia seguinte e ainda fomos a um barzinho cantar e encantar!!!=) E uma bela amêndoa amarga não foi Minas???

No dia seguinte (30dezembro) comboio com eles e siga para Sobral!!Quando chegámos à estação de Sobral ainda tinhamos uns bons metros (diga-se mesmo km) para percorrer.....a pé!!!!

Chegados a Sobral (uma terrinha muito muito pequenina!!) as pessoas não gostaram nada denos ver a invadir o espaço delas e até nos queriam fora dalí....bem conversa puxa conversa...acabamos todos numa espécie de largo (onde tudo acontecia) a jogar futebol com as criancinhas (lembran-se do Juan? Aquele puto doido??), com a D. Inês a preparar uns belos frangos e um belo arroz, e entretanto já tinhamos toda uma população a querer saber tudo de nós e a contar histórias do tempo deles....bom isto tudo somado aqueceu-me o coração, foi uma conquista fantástica.

Mas este dia estava longe de acabar!! Voltamos para a estação de Sobral (desta vez sacámos uma boleia!!) e ainda faltava um bom bocado para o comboio e entretanto apareceram dois irmãos (uma rapariga que era a Catarina e um rapaz que não me lembro do nome) a Catarina devia ter 7 anos e o miudo era mais novo que ela....falei um bocado com ela e fiquei sem palavras...ela era uma verdadeira dona de casa, a família era muito pobre e os tostões estavam certamente contadinhos! COntou-me que andava na escola a aprender a ler e a escrever e disse-me o que já tinha aprendido! Pediu-me que lhe ensinasse umas musicas para ela cantar e no espaço de 10 min aprendeu 3 músicas! Não há palavras para descrever o sorriso da Catarina...! Despedi-me dela e quando voltei costas ela chamou-me e abraçou-me...5seg onde mil coisas me passaram pela cabeça...O que será desta rapariga daqui a 20 anos??
Fomos para Coimbra onde andámos que nem uns doidos...e dormimos em casa da Minas!!Aqui juntaram-se a nós mais uns quantos...

No dia 31 fomos de comboio em direcção Seiça, perto de Ourém, e começámos a nossa caminhada para Fátima!Espírito simplicidade e pobreza!!Chuvia a cantaros...molhadinhos até aos ossos!! Parámos em Ourém e dividimo-nos em grupos de dois. Eu fiquei com o Kiko Pitchiler e fomos bater a várias casas para pedir comida...lá conseguimos uns pães e queijo...mas a fome era tanta e o frio a chuva pediam um quentinho....fomos a uma padaria e aí sentámo-nos ao pé do forno e foi pão quente e cha de limão...melhor não podia haver!! No fim juntámo-nos todos e a nossa Leo aparece assim do nada e foi uma alegria vê-la e contar-lhe tudo o que já tinha acontecido...continuando a pé para Fátima, já atrasados e visto que nunca chegariamos a tempo á missa em fatima e dps apanha o autocarro a horas vá de cravar boleia....chegar a Fátima foi uma paz....(é sempre uma paz....)!
Apanhámos o autobus para a Nazaré onde dormimos nos bombeiros!! Fomos a um RESTAURANTE jantar....e passámos o ano na praia com champagne e tudo.....!
No dia 1....regressámos e até hoje nunca consegui explicar muito bem tudo o que senti naqueles dias...e nunca o vou conseguir!!

Fica aqui um grande beijinho a todos: Minas, Leo, Francisco, Kiko, Ramos (manos), Jorge, Tita, Mesquita, Mary Bravo, Luís Xavier (acho que não deixei escapar ninguém!!)
P.S.- "A charrua penetra o solo mais que o ferro da espada e o espírito afeiçoa e transforma os homens e a natureza mais profundamente que a força material" (Salazar)

Beijinhos
Pipa M.G

Sem comentários:

Enviar um comentário